Fitônias, como não amar...
- Daniela Fernandes
- 21 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
As fitônias, ou planta-mosaico, são conhecidas por serem folhagens decorativas utilizadas como plantas ornamentais principalmente em decoração de interiores, inclusive em terrários, ou como forração em locais úmidos e sombreados.

O gênero Fittonia é uma homenagem às irmãs Elizabeth and Sarah Mary Fitton que escreveram o livro “Conservations on Botany” de 1817. Esse gênero pertence à família Acanthaceae, do qual encontramos à venda no Brasil uma espécie e seus variantes. Fittonia albivenis (Lindl. ex Veitch) Brummitt é uma planta nativa de Honduras, El Salvador, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Norte do Brasil, sendo encontrada em florestas tropicais. Ela apresenta variantes do grupo argyroneura que apresentam folhas verdes e nervuras brancas e variantes do grupo verschaffeltii com folhas de cor verde oliva e nervuras em tons de vermelho. Não é considerada tóxica para humanos, cães e gatos.
Características
Essas plantas alcançam 15cm de comprimento, possuem folhas persistentes e que se distribuem de modo oposto. As flores estão em inflorescências do tipo espiga e são pequenas e de cor amarela, sem importância ornamental. Raramente ocorrem em cultivos de interior, mas podem aparecer entre o fim da primavera e ao longo do verão. Os indivíduos apresentam crescimento lento.
Como multiplicar fitônias
Basta realizar um corte no eixo principal da planta contendo o ápice e pelo menos quatro nós com folhas. Recomenda-se retirar as folhas dos dois nós mais basais e mergulhá-los em água para estimular a produção de novas raízes. Atenção, não deixar as folhas restantes em contato com a água. Realizar o plantio após a produção das raízes. Não expor a nova muda à luz intensa, até porque as Fitônias são adaptadas à luz indireta, nem a temperaturas superiores à 28°C. As mudas também podem ser feitas pelo desmembramento de touceiras.
A melhor época para o plantio é o final do inverno e ao longo da primavera.
Fonte da nomenclatura e ocorrência: Missouri Botanical Garden. 21 Jan 2019 http://www.missouribotanicalgarden.org <http://www.tropicos.org >
Comments